terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DE VOLTA AO TRABALHO.






Após Sessenta e cinco dias estudando na Califórnia -EUA , professor Marcus Falcão retorna a atender em seus estudios em Ilhéus - Bahia.








domingo, 27 de setembro de 2009

Contagem Regressiva

Faltam apenas três dias para começar um dos maiores eventos de pilates do mundo, a 6th polestar international conference será realizada em salvador entre 1 a 3 de Outubro, os educadores físicos Marcus Falcão e Silvania Moraes e a fisioterapeuta Larissa Netto tem presença garantida no evento, sempre investindo em conhecimento para prestarem um serviço de excelência aos seus clientes.

domingo, 6 de setembro de 2009

Pilates: Tratamento e Prevenção de Hérnias de Disco




















A hérnia de disco é uma patologia da coluna vertebral relacionada ao deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora de seu lugar. Mas antes, vamos entender os conceitos. Entre as vértebras temos os discos intervertebrais, cartilagens fibrosas que acompanham o formato das vértebras e tem como função amortecer impactos, amenizar atritos e permitir maior mobilidade entre as vértebras.
Devido à força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios/desvios posturais, envelhecimento ou tipo de movimento realizado pelo indivíduo, o espaço entre essas vértebras diminui e o disco é pressionado e até desgastado. Quando este desgaste é muito grande pode ocorrer uma ruptura no anel (a parte externa do disco), deslocando o núcleo discal para fora. Geralmente esse fragmento do disco que escapa comprime alguma(s) raíz(es) do nervo ciático, causando dor em uma das pernas. Dores musculares, pela compensação postural, e formigamntos nos braços também pode acontecer.
Em muitos casos de comprometimento intenso da raiz nervosa, é indicado a cirurgia. Em outros, o tratamento da hérnia de disco pode ser através de mdicamentos que reduzem a dor e a inflamação, além de fisioterapia. Entretanto, muitos médicos vem indicando a prática de PILATES como parte do tratamento devido aos excelentes resultados que o método vem proporcionando a este público também.
O PILATES promove a estabilização da hérnia de disco, possibilitando uma vida saudável e sem dor. O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo – CORE – que inclui o complexo lombar pélvico dos quadris, ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura adequada. Desta forma, os sintomas que tanto incomodam tem uma melhora significativa, possibilitando as práticas das atividades da vida diária e profissional de forma satisfatória e segura.


Fonte: http://www.flexuspilates.com/


Fonte: Revista Pilates

Pilates no tratamento e prevenção de osteófitos ("Bico de Papagaio")
















O osteófito, ou popularmente bico-de-papagaio, caracteriza-se por pequenas expansões ósseas originadas pela profusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral. Trata-se de uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga da articulação sobrecarregada.
Os efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, conduzindo a uma aproximação das vértebras e compressão da raiz nervosa, resultando em fortes dores, formigamentos e limitação de movimentos.
É comum que o osteófito apareça nos calcanhares, nas bordas das vértebras, geralmente na altura dos discos intervertebrais da região do pescoço, coluna torácica e lombar, porém, qualquer articulação do corpo pode ser afetada.
A causa do “bico-de-papagaio” pode ter influência da espondilose, da pré-disposição genética, da sobrecarga articular (sobrepeso e obesidade), do sedentarismo, de esforços repetitivos, de alguma anomalia na articulação (inflamação, trauma, fratura, ligamentos rompidos, etc.), desvios angulares (joelhos varo ou valgo), malformações dos quadris, ou simplesmente pela quantidade de impactos aos quais estamos sujeitos desde a infância.
Porém, é sobretudo, a adoção de posturas incorretas ao longo do tempo que leva ao aparecimento de lesões nas articulações vertebrais. Muitas vezes o problema também se instala por conseqüência de um processo de artrose.
Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, na primeira incidência de desconforto ou dores no quadril, virilha, costas, pescoço ou em outras regiões, recomenda-se a procura imediata de um ortopedista. Quando tratada corretamente e a tempo, o quadro pode apresentar queda significativa nas dores e melhora na capacidade funcional e na qualidade de vida do paciente, entretanto, sem recuperar a cartilagem perdida.
AÇÃO DO PILATESComo um dos principais sintomas de quem tem osteófito é a dor, o indivíduo geralmente entra em um ciclo: os movimentos e o padrão postural acabam comprometidos, conduzindo a um desequilíbrio e fraqueza muscular por compensação e desuso, que por sua vez, intensificam os dois primeiros citados e assim por diante.
O Pilates auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos, direcionados e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com foco especial na região afetada e no reequilíbrio dos grupos musculares.
Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada.
A melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro. E o Pilates também se mostra bastante efetivo para a prevenção.

Fonte: http://www.flexuspilates.com.br/

Fonte: Revista Pilates

Pilates e a Osteoporose
















A osteoporose é uma doença caracterizada pela reduzida densidade e qualidade dos ossos, que conduz ao enfraquecimento do esqueleto e ao aumento do risco de fraturas, particularmente da coluna vertebral, do punho, úmero (braço) e quadril.
O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis hormonais do organismo. O estrógeno – hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade – ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Quando caem os níveis deste hormônio, os ossos passam a incorporar menos cálcio, tornando-se mais frágeis.
São alguns fatores de risco para desenvolver a doença: sedentarismo, tabagismo, histórico familiar, ligadura das trompas, baixa ingestão de cálcio, retirada cirúrgica de ovários sem reposição hormonal, entre outros.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, para prevenir e combater a osteoporose é preciso ser ativo, praticando exercícios físicos com regularidade e orientação profissional.
“Praticar exercícios melhora as condições dos músculos e ligamentos, promove o aumento da massa muscular e proporciona maior desenvoltura e segurança nos movimentos e funções articulares. Tudo isso contribui para evitar a perda de massa e aumenta a resistência óssea”, ensina a fisioterapeuta Patrícia Faria.
A prática de exercício físico preserva a massa óssea, tanto por ação direta do impacto sobre o esqueleto, como por ação indireta, pelo aumento da força muscular. Para indicar a melhor atividade ao paciente, o profissional leva em conta as condições de saúde do indivíduo. É preciso avaliar sua composição corporal para determinar o percentual e a distribuição de gordura, além de analisar a postura e realizar testes de força muscular e de flexibilidade.
A fisioterapeuta Loan Williams indica a prática de Pilates como mais uma atividade eficaz na luta contra a osteoporose. A atividade é um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de forma global, com equipamentos que visam a fortalecer músculos e articulações. Segundo ela, através do método pode-se executar um programa de construção óssea.

(Fonte: Internacional Osteoporosis Foundation; http://www.osteofound.org/)




Fonte: Revista Pilates






sábado, 29 de agosto de 2009

Marcus Falcão e Silvânia Moraes na 6th Polestar International Conference

Os instrutores Marcus Falcão e Silvânia Moraes estarão presentes na 6th Polestar International Conference a ser realizada em salvador no início de outubro.Este evento é um dos mais respeitados do mundo e vai contar com as maiores autoridades mundiais em pilates , nomes como Brent Anderson (USA),Dawnna wayburn (CHINA),Alexander Bohlander (ALEMANHA),Alice Becker (BRASIL),Sherri Betz(USA),Serafino Ambrosio(ITALIA) e muitos outros estarão presentes apresentando trabalhos importantes na área além de dividirem suas experiências pessoais acumuladas em décadas de prática e pesquisa.A presença dos dois instrutores dos estúdios postural pilates neste evento vem confirmar o compromisso e dedicação destes profissionais em estarem em constante reciclagem e aperfeiçoamento podendo assim prestar um atendimento de alta qualidade aos seus clientes visando sempre sua satisfação e bem estar.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

As vantagens do pilates para crianças

Má postura, hiperatividade e falta de concentração podem ser combatidas.

Por Alice Becker - Pilates









Hoje, os pequenos vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura. A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados maus hábitos e tenham um ritmo de vida muito exigente. Perdem com isso a postura e a saúde para toda a vida.
A concentração, a respiração, o controle, o alinhamento, a precisão, a fluência, o ritmo, o centramento e o compromisso com o corpo todo, elementos fundamentais para a vida das nossas crianças e adolescentes, são a base de todos os exercícios de Pilates.
O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da conseqüente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros.
O conteúdo trabalhado precisa ter um sentido para que as crianças o assimilem e o transformem em conhecimento. É preciso estabelecer identidade e conexões entre as aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas, para que, com base nisso, elas percebam os benefícios da boa postura, da concentração e da respiração correta. Dessa maneira, elas transformarão o conceito em atitude e procedimento.
A utilização de alguns acessórios, como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, entre outros, responde pelo aspecto lúdico do Pilates, que desafia, desperta e estimula as crianças. Os equipamentos também podem ser adaptados para elas, e certos objetos, como caixas de diversos tamanhos ou almofadas, são assistentes muito úteis nas aulas. Os exercícios progridem respeitando o limite de cada criança.
Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates, estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sangüínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade.
Para que o trabalho seja frutífero e estimulante e para que garanta a excelência do aprendizado e a qualidade na execução dos exercícios, o ideal é praticar o Pilates duas vezes por semana, em sessões de uma hora.

A universalização do Pilates
O sonho de levar o Pilates à população infanto-juvenil já não está mais tão distante e com ele se fortalece uma crença pessoal antiga, a de que o Pilates é e será uma revolução mundial pacífica.
O objetivo do projeto Pilates para Crianças , em fase de desenvolvimento e implantação pela Physio Pilates em Salvador, em parceria com a educadora Mayra Nascimento, é atender crianças a partir de oito anos. A idéia central é adaptar às crianças o repertório de exercícios de Pilates, tanto os de solo como os realizados nos equipamentos específicos do método.
Além desses exercícios, foram incluídos movimentos e brincadeiras que já pertencem ao mundo infantil e particular de cada uma das crianças, como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até passos de dança (quando isso faz parte da experiência da criança), sempre fundamentados nos princípios do método. Num futuro breve, será desenvolvido um novo projeto, formatado para crianças menores. Dessa maneira, com responsabilidade e excelência, ampliamos para o universo infantil os benefícios da prática de Pilates.

Alice Becker é educadora máster, fundadora e presidenta da Physio Pilates Educação.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Adeus barriga de chope!




Homens aderem ao Pilates para definir melhor o abdome. "Os homens estão aderindo ao Pilates, buscando fortalecer os músculos, principalmente da parte abdominal, alem de melhorias na postura corporal, flexibilidade, respiração e autocontrole."
Que homem nunca desejou ter uma barriginha sarada, toda cheia de gominhos? Para conseguir esse tipo de abdomen escultural ( que tanto atrai as mulheres), a ala masculina vem investindo cada vez mais no Pilates. Em vez de "puxar ferros" nas academias, eles estão preferindo trabalhar com as molas nos aparelhos - características típicas do método de condicionamento físico criado Joseph Pilates, na Alemanha. Mas, para dar um fim definitivo à barriga de chope, antes de qualquer coisa, o homem vai precisar mudar seus hábitos alimentares, pois de nada adianta passar horas fazendo exercícios se a sua barriga, devido ao acúmulo de gordura, não vai deixar os músculos aparecerem. Depois da alimentação controlada, aí sim vem a prática. "O Pilates pode trabalhar o abdome da maneira das academias, fazendo treinamentos nos músculos superiores, inferiores e oblíquos" , explica Helena Mathias, umas das proprietárias do estúdio Physio Pilates, no Canela."Mas, a vantagem é a possibilidade de fazer vários exercícios avançados , que usam o corpo de maneira integral, trabalhando consequentemente a região", pontua Helena, que também é professora do método.
Se nas academias os exercícios de perna, braço e abdome são separados, no Pilates o segredo é a variedade, já que é uma abordagem mais holística, que não trabalha com repetições demasiadas. Porém há outras diferenças significativas. " Como a prática tem outra consciência corporal, cujo principio é a centralização do corpo, aprofundamos mais o movimento, chegando a músculos profundos como o transverso abdominal, que as academias não trabalham", conta Helena, afirmando que um resultado logo notado é o afinamento do tronco.
Lógico que para alcançar o abdome desejado é preciso aliar a exercícios aeróbicos e manter a disciplina. "Nós recomendamos a ida ao estúdio pelo menos duas vezes por semana", avisa a professora. Helena acredita que, hoje em dia, os homens estão aderindo ao método. Apesar de o número de mulheres continuar superior, há muitos homens praticando Pilates, conta.
Esse é o caso de Alexandre Gonzaga, que pretende começar a praticar os exercícios no próximo mês. "Vou aderir ao método porque melhora a postura corporal, fortalece os músculos, dá flexibilidade e trabalha principalmente a parte abdominal", diz o empresário. Além desses ganhos, a prática ainda proporciona maior autocontrole e melhora a respiração.


Artigo publicado no Jornal Correio, caderno Bazar&Cia pela jornalista e apresentadora Paula Magalhães (http://correio24horas.globo.com)

Fonte: www.physiopilates.com

Dra. Carol Davis na 6th Polestar international conference


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pilates na gravidez traz benefícios ao bebê

Artigo publicado no site Minha Vida
do qual Alice Beker é uma das colunistas.

Por Alice Becker
Método é garantia de bem-estar durante os 9 meses.
Pilates na gravidez traz benefícios à saúde do bebê.
Método é garantia de bem-estar durante os 9 meses.

Não resta a menor dúvida. A prática de atividades físicas durante a gestação, desde que moderada, promove diversos benefícios à saúde tanto das futuras mamães quanto dos bebês. A escolha da atividade física pelas gestantes demanda atenção redobrada, uma vez que influencia diretamente na saúde e bem-estar do bebê. Por conta disso, visando a diminuição de impactos e o aumento da disposição corporal das mamães, foi desenvolvido um programa especial de pilates para quem deseja ter uma gravidez sadia e tranqüila, desde as primeiras semanas até a recuperação pós-parto.
As mulheres que praticam pilates durante os meses de gestação apresentam menos desconforto, fadiga e falta de ar. O método pode promover boa postura, ajudar na mecânica corporal, diminuir a dor, principalmente na região lombar da coluna, e o risco de incontinência urinária, promover bem-estar para a mãe e o bebê e minimizar o risco de perda óssea.
A combinação dos exercícios é adaptada de acordo com as limitações e o perfil de cada pessoa. Os professores são orientados a dar uma atenção especial aos movimentos que envolvem os músculos do assoalho pélvico, que durante esse período ficam bem mais sensíveis e propensos à fraqueza. Mas eles não podem deixar de ser trabalhados, uma vez que desempenham importante papel durante o parto natural e também no processo de recuperação da gestante. A aula Os exercícios buscam a interação entre o corpo e a mente.
Os de relaxamento e consciência corporal, por exemplo, preparam a grávida para o momento do parto e têm por objetivo estreitar a relação da mãe com o bebê. Os exercícios, de forma geral, fortalecem a região abdominal, os músculos da coluna e o assoalho pélvico. Portanto, ajudam no equilíbrio muscular e postural, além de diminuir as dores lombares e melhorar o apoio para o útero. Outra opção são os exercícios para as pernas, pés e tornozelos, que diminuem edemas e câimbras. A posição de quatro apoios é uma ótima alternativa, já que minimiza o estresse sobre os vasos dos membros inferiores.
As aulas de pilates têm duração de uma hora e o ideal é que sejam feitas, pelo menos, duas vezes por semana. A pratica pode ser mantida até poucos dias antes do parto, dependendo das condições físicas de cada uma. Porém, em casos de descolamento prematuro da placenta, sangramentos constantes e doenças cardíacas a atividade não é recomendada. Quando praticar: A partir das primeiras semanas de gestação. No entanto, é fundamental, antes de começar, receber orientações médicas. Em alguns casos é preferível optar pelo início dos exercícios após o terceiro mês, onde o risco de aborto espontâneo é menor.
Aproveito este artigo para fazer um agradecimento especial a Marla Lopes, educadora da Physio Pilates e responsável pelo desenvolvimento do Pilates para grávidas dentro da equipe!


Fonte:www.physiopilates.com

Melhore a performance na corrida

Artigo publicado no Portal O2 (http://o2porminuto.uol.com.br/ ) do qual Alice Becker é uma das colunistas.

A prática de Pilates associada à corrida melhora a performance, previne lesões e ajuda na reabilitação. Além disso, contribui para a aquisição e para a manutenção da boa postura e melhora o aproveitamento biomêcanico.
O verão está aí e, com ele, vem a necessidade de entrar em forma. Voltam então às ruas repentina e ansiosamente os atletas profissionais, os amadores e também os atletas de fim de semana. Nesse momento, é necessário dispensar muita atenção à preparação física adequada, evitando assim as possíveis lesões decorrentes de uma tentativa de alcançar de imediato a forma física correspondente à auto-imagem corporal, que nem sempre é fiel à realidade.
É preciso ter cautela para readaptar o corpo a uma função para cuja execução ele está despreparado. A corrida é uma atividade que exige técnica. O ideal é contar com a orientação de um profissional especializado, que será capaz de indicar o treinamento adequado. É necessário desenvolver uma planilha de treinamento progressiva, a partir de uma avaliação inicial, levando em conta o condicionamento físico, a experiência prévia de movimento e as questões emocionais que possam interferir na performance do atleta. Além disso, é preciso bastante atenção ao tênis escolhido para a prática e ao tipo de terreno - de preferência, correr na grama, para proteger as articulações e tecidos corporais de lesões mais freqüentes, como fraturas por estresse na tíbia, fascite plantar e lesões nos joelhos e tornozelos.
Seja qual for o grau de intimidade com o esporte, seja o atleta novato ou profissional, o método Pilates pode ajudar a desenvolver o aperfeiçoamento das técnicas de corrida. Sabemos que, para maior eficiência e segurança durante as atividades físicas, é preciso concentração e respiração adequada e eficiente, controle de centro e da interação e compromisso com todo o corpo, precisão e economia de esforço, fluência de movimentos e ritmo. A estabilidade dinâmica do tronco e a coordenação adequada deste com os braços e as pernas, além do alinhamento optimal de todo o corpo, ditam as regras de uma boa corrida. Todos esses elementos são trabalhados no Pilates – técnica cada vez mais utilizada por atletas de diversas modalidades para maximizar os resultados esportivos.
As vantagens desse método são inúmeras, tanto na melhora da performance e na prevenção de lesões quanto na reabilitação. Os benefícios do Pilates vão desde a aquisição e manutenção de uma boa postura, fundamental para melhorar o aproveitamento biomecânico, evitando sobrecargas nas articulações, ossos e músculos e trazendo maior economia de energia.
Um exemplo bem-sucedido do uso das técnicas de Pilates é o triatleta da nova Zelândia, Hamish Carter. Com as práticas do método durante sua preparação técnica, ele adquiriu um alto nível de controle físico e mental, indispensável nas provas das quais participa, reduzindo a ansiedade e harmonizando os desequilíbrios inerentes à modalidade. Vinícius Lago, outro triatleta de sucesso, professor de educação física e proprietário do clube de corrida Top Running, também usufrui do Pilates para garantir sua boa performance nas corridas. Ele foi o primeiro colocado da Bahia, o 13º do Brasil e 23 º do mundo no Iron Man Brasil, em Florianópolis, na categoria profissional. Segundo o corredor, o Pilates fez com que ele conseguisse resultados mais expressivos em suas competições. “O Pilates me lapidou, mudou minha postura, a respiração e a consciência corporal. Enquanto meus adversários estavam cansados durante as provas, eu tinha economizado energia e a aplicava nas horas certas.”, explica Vinícius. Para o praticante de corrida, principalmente os iniciantes, um dos mais constantes incômodos é aquela dorzinha abdominal, geralmente, na lateral. Isso acontece quando se respira errado durante o exercício e pode ser corrigido facilmente por meio da técnica de respiração utilizada no método de Pilates.
Antes de ir às ruas e aproveitar o clima favorável do verão, seguem algumas dicas do Pilates para você intensificar o seu treino: respire profunda e calmamente, equilibrando o emocional, ativando todos os sistemas corporais. A seguir, coordene cada passada a uma respiração - dois passos inspirando e três expirando e, durante cada expiração, use a imagem de que a coluna começa na base da pélvis e que você recolhe a urina para dentro e para cima, da base até o topo da cabeça. No mais sorria, relaxe e divirta-se com o ar da estação que inspira liberdade.


Fonte:www.physiopilates.com

Histórias reais de pessoas que tiveram suas vidas mudadas pelo Pilates.

"De maneira simples, Pilates me devolveu a vida. Há cinco anos, em nosso repouso de férias, em Coronado-CA, eu acordei uma noite e descobri que eu não poderia me mover sem sentir uma dor nas costas excruciante. Eu tive que rastejar no chão apenas para ir ao banheiro naquela noite, e meu marido teve que me ajudar nosso vôo de retorno a Houston.
Após ter visto uma série de doutores e de especialistas descobriu-se que eu tinha uma doença degenerativa de disco e estenose da espinha. Basicamente, eu tive um disco que estava corroído e quase totalmente destruído, fazendo com que, nessa área da minha coluna, houvesse o atrito de osso com osso. Nenhum pouco divertido. Infelizmente a cirurgia não era uma opção para mim. Eu sofri de artrite por mais de 22 anos. Um tratamento com medicação me permitiu viver sem a dor, mas tomou-me incapacitada para uma cirurgia. Eu estava tentando encontrar maneiras alternativas de parar a dor em minhas costas. Eu usei medicação para dor e a terapia adicional. Eu tentei a acupuntura. Eu tentei a massagem. Eu tentei quiropraxia. Todas estas tentativas me permitiram ter um mínimo das minhas funções, mas eu ainda sentia dor e não era capaz de viver minha vida da maneira que eu queria, ou fazer as coisas que eu queria. Eu estava começando a ficar desesperada. Eu tinha feito aulas de Pilates Mat(acessórios e solo) e algumas poucas no reformer, mas quando meu clube fechou permanentemente, eu decidi ter aulas privadas de Pilates. Isto foi o começo de minha recuperação.
Em 2006, eu comecei a fazer Pilates com Hilary Opheim, agora proprietário do Washington Avenue Pilates, em Houston. Os resultados estavam começando. Pouco a pouco eu comecei a me sentir melhor. Após três anos com Hilary, eu não tenho nenhuma dor nas costas, e tenho minha habilidade motora recuperada.
Eu penso realmente que os exercícios de Pilates me deram uma musculatura mais forte, mais equilibrada, que suporta minha coluna, assim como o resto de meu corpo. Eu não fiz nenhum raio-X de minha coluna recentemente, então eu não sei exatamente o que mudou. Tudo que eu sei é que fazer Pilates faz com que eu não tenha dor alguma. Assim você pode apostar que eu vou me manter fazendo.
Para qualquer um que sofre de uma doença na coluna, eu sugiro que converse com seu médico, ou fisioterapeuta, sobre um programa de reabilitação com aulas de Pilates. Ele fez maravilhas para mim e pode fazer o mesmo para você!"
Sandra Williams faz Pilates no Washington Avenue Pilates, em Houston, Texas.


Fonte:www.physiopilates.com

Doenças crônicas não transmissíveis

As doenças crônicas não transmissíveis (dcnt), derrames, diabetes, hipertensão, infarto entre outras estão no hall das enfermidades que mais causam afastamentos do trabalho e matam ao redor do mundo. Elas causam prejuízos de bilhões às empresas e ao sistema de saúde.
Mudanças de hábito e prática regular de atividade física, orientada por um profissional (...) podem reduzir drasticamente este quadro de descalabro mundial no setor de saúde, (...) podendo com uma mudança de paradigma priorizar a prevenção, assim eliminando toda uma cadeia predatória dos recursos destinados à saúde ao redor mundo.
Segundo a organização pan-americana de saúde (opas), as doenças crônicas não transmissíveis (...) matariam cerca de 35 milhões de pessoas em 2005, isso significa mais de 60% das 58 milhões de mortes em todo o mundo.
No Brasil, mais de 40% das mortes registradas por ano ocorrem por causa das dcnt. Em 2003, significaram mais de 400 mil mortes. Custam ao país cerca de R$ 11 bilhões por ano em consultas, internações e cirurgias (incluindo transplantes).
Apesar dos números serem alarmantes as dcnt, são perfeitamente previníveis e redutíveis. Para tanto, se faz necessário um grande controle sobre alguns dos principais fatores de risco, dentre eles tabagismo, obesidade e sedentarismo.
Em um contexto multidisciplinar, o profissional de educação física se enquadra como um dos profissionais mais qualificados para interagir com a diminuição dos atuais percentuais de mortalidade, principalmente por ser um agente promotor de saúde.
Os estudos comprovam que uma política profilática é muito mais benéfica tanto para os governos quanto para os possíveis pacientes. Resta-nos torcer para que esta utopia se transforme em realidade. Sendo quebrado este paradigma, uma solução plausível seria a construção de centros de atividade física por todo o país, onde a grande parcela da população hoje excluída teria a oportunidade de aprender a transformar hábitos e costumes com mudanças simples e palpáveis dentro de sua realidade social.
Estariam inseridas no contexto atividades educativas relacionadas à higiene, alimentação, anatomia humana dentre outras, sendo também oferecias práticas esportivas como musculação, caminhada, corrida, yoga, pilates e muitas outras adaptadas a cada região do país.
Nunca é tarde para começar uma mudança, nosso corpo é uma máquina cheia de “engrenagens” não as deixe “enferrujar”; mexa-se e torne sua vida mais saudável.


Fonte: Agência pan-americana de saúde.
Fonte: www.physiopilates.com
Autor: Marcus Mendonça Falcão- Educador Físico. Cref-00047G/BA

sábado, 25 de julho de 2009

Novo Studio em Ilhéus - Bahia



Já está em funcionamento o mais novo studio de pilates da cidade com o que há de melhor e mais moderno na indústria mundial de pilates.
Nossos equipamentos foram confeccionados pela Balanced Body/Physiopilates, empresas líder no mundo em tecnologia e treinamento de profissionais.

Venha nos visitar e conferir nossas novas e modernas instalações situadas na Avenida Soares Lopes, 858. Clínica Viva.

Aguardamos você!