quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Adeus barriga de chope!




Homens aderem ao Pilates para definir melhor o abdome. "Os homens estão aderindo ao Pilates, buscando fortalecer os músculos, principalmente da parte abdominal, alem de melhorias na postura corporal, flexibilidade, respiração e autocontrole."
Que homem nunca desejou ter uma barriginha sarada, toda cheia de gominhos? Para conseguir esse tipo de abdomen escultural ( que tanto atrai as mulheres), a ala masculina vem investindo cada vez mais no Pilates. Em vez de "puxar ferros" nas academias, eles estão preferindo trabalhar com as molas nos aparelhos - características típicas do método de condicionamento físico criado Joseph Pilates, na Alemanha. Mas, para dar um fim definitivo à barriga de chope, antes de qualquer coisa, o homem vai precisar mudar seus hábitos alimentares, pois de nada adianta passar horas fazendo exercícios se a sua barriga, devido ao acúmulo de gordura, não vai deixar os músculos aparecerem. Depois da alimentação controlada, aí sim vem a prática. "O Pilates pode trabalhar o abdome da maneira das academias, fazendo treinamentos nos músculos superiores, inferiores e oblíquos" , explica Helena Mathias, umas das proprietárias do estúdio Physio Pilates, no Canela."Mas, a vantagem é a possibilidade de fazer vários exercícios avançados , que usam o corpo de maneira integral, trabalhando consequentemente a região", pontua Helena, que também é professora do método.
Se nas academias os exercícios de perna, braço e abdome são separados, no Pilates o segredo é a variedade, já que é uma abordagem mais holística, que não trabalha com repetições demasiadas. Porém há outras diferenças significativas. " Como a prática tem outra consciência corporal, cujo principio é a centralização do corpo, aprofundamos mais o movimento, chegando a músculos profundos como o transverso abdominal, que as academias não trabalham", conta Helena, afirmando que um resultado logo notado é o afinamento do tronco.
Lógico que para alcançar o abdome desejado é preciso aliar a exercícios aeróbicos e manter a disciplina. "Nós recomendamos a ida ao estúdio pelo menos duas vezes por semana", avisa a professora. Helena acredita que, hoje em dia, os homens estão aderindo ao método. Apesar de o número de mulheres continuar superior, há muitos homens praticando Pilates, conta.
Esse é o caso de Alexandre Gonzaga, que pretende começar a praticar os exercícios no próximo mês. "Vou aderir ao método porque melhora a postura corporal, fortalece os músculos, dá flexibilidade e trabalha principalmente a parte abdominal", diz o empresário. Além desses ganhos, a prática ainda proporciona maior autocontrole e melhora a respiração.


Artigo publicado no Jornal Correio, caderno Bazar&Cia pela jornalista e apresentadora Paula Magalhães (http://correio24horas.globo.com)

Fonte: www.physiopilates.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário